Lato Sensu: o EngIDD!s

O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Engenharia Intercultural com Desenho Disruptivo (EngIDD!s), modalidade de Ensino a Distância (EaD), tem como público alvo, profissionais graduados em todas as áreas do conhecimento, e que tenham interesse em alavancar sua carreira por meio de capacitação e/ou de aperfeiçoamento na área de Engenharia Intercultural. O EngIDD!s utiliza as metodologias ativas de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABPj).

 

A. Objetivos

 

O EngIDD!s tem como objetivos principais:

 

a) Capacitar profissionais de todas as áreas para atuarem como profissionais e mediadores(as) disruptivos(as), fornecendo conhecimentos teóricos e práticos, além de atender às demandas específicas da inter-poli-transdisciplinaridade na formação destes profissionais, contribuindo para o avanço da Engenharia Intercultural. 

 

b) Ofertar atividades assíncronas, pré-programadas, de tal forma em que o(a) estudante possa realizá-las no seu próprio passo, não sendo necessário que os estudantes e professores estejam conectados ao mesmo tempo para que as tarefas sejam realizadas.

 

c) Ofertar seis eixos temáticos, ao invés de disciplinas isoladas: (a) Eixo Projeto; (b) Eixo Comum: Engenharia Intercultural e Inovação; (c) Eixo 1: Engenharia Intercultural e Humanidades, e Engenharia Intercultural e Saúde Mental; (d) Eixo 2: Engenharia Intercultural e Gerenciamento de Projetos; e Engenharia Intercultural e Logística; e) Eixo 3: Engenharia Intercultural e Tecnologia, e Engenharia Intercultural e Propriedade Intelectual; e (f) Eixo Formação de Mediadores: Engenharia Intercultural e Metodologias Ativas, e Engenharia Intercultural e Avaliação.

 

d) Ofertar 30 (trinta) vagas para a primeira turma, sendo que 3 (três) vagas são ofertadas para os(as) servidores(as) da UFG e 12 (doze) vagas para a implementação de política de ações afirmativas na Pós-Graduação da UFG. As demais 15 (quinze) vagas são de ampla concorrência.

 

e) Ofertar o Eixo Projeto por meio de professores(as) orientadores(as), de forma assíncrona, utilizando a metodologia ativa de APBj, com o objetivo dos(as) estudantes elaborarem um resumo de artigo expandido para publicação em evento científico com corpo editorial, sendo que o prazo máximo para isso não pode ultrapassar 2 (dois) anos, conforme Regulamento Geral dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da UFG.

 

B. Metodologias Ativas

 

O EngIDD!s utiliza as metodologias ativas de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABPj), sendo que os problemas e os projetos estão relacionados com as áreas das Humanidades, Gerenciamento de Projetos, Saúde Mental, Tecnologia, Propriedade Intelectual, Logística e Formação de Mediadores.

 

A ABP é uma metodologia ativa onde o enfrentamento de situações reais requerem operações do pensamento reflexivo, crítico, criativo e inovador, para busca de soluções de problemas.

 

A ABPj é uma metodologia ativa que possui uma abordagem educacional concebida como modelo de produção, com ênfase na prática, em contextos profissionais reais, apresentando um currículo organizado com base na proposição de tarefas, com foco no produto. Como resultado do processo, é desejado que os(as) estudantes criem novos materiais, artefatos e sistemas para um mundo de mudanças com grandes tarefas que levam a soluções inovadoras a questões desconhecidas. O processo é realizado com a busca de informações em consonância com o desenvolvimento de um projeto, identificação ou “criação” de teorias, e gerenciamento de recursos.

 

C. Currículo

 

A concepção do currículo do EngIDD!s é baseada em cinco eixos temáticos, conforme mostra a Figura a seguir.

 

currículo-distribuição-da-carga-horária-mba-em-EI-DD

 

 

O organograma do EngIDD!s é apresentado na Figura a seguir.

 

 

organograma-curso-mba-em-EI-DD

 

 

G. Calendário

 

O EngIDD!s é 100% virtual, com atividades assíncronas.

 

A primeira turma do EngIDD!s será ofertada no período de março de 2026 à dezembro de 2026, sendo que o Eixo Projeto poderá ser concluído até o final de 2027 (máximo dois anos).

 

A segunda turma do EngIDD!s será ofertada no período de março de 2027 à dezembro de 2027, sendo que o Eixo Projeto poderá ser concluído até o final de 2028 (máximo dois anos).

 

H. Processo Seletivo

 

O Processo Seletivo será conduzido pelo o Instituto Verbena (IV), da UFG, baseado no sorteio das vagas. Portanto, não haverá aplicação de provas ou entrevistas.

 

O número total de vagas ofertadas para a primeira turma do EngIDD!s é de 30 (trinta) vagas, sendo que o número de vagas ofertadas para os(as) servidores(as) da UFG é de 3 (três) vagas, considerando a reserva mínima de 10% do total de vagas.

 

Alinhado com o “espírito” da Resolução Consuni n. 198, de 26 de maio de 2023, optou-se por uma oferta ampliada de 12 (doze) vagas para as pessoas de grupos minorizados, conforme distribuição a ser realizada no Edital do Processo Seletivo.

 

I. Avaliação

 

A avaliação dos estudantes do EngIDD!s é contínua e diferenciada, com avaliação quantitativa (ou somativa) das atividades realizadas semanalmente realizada pelos(as) Professores(as) Supervisores(as) de Módulo, e avaliação qualitativa do(s) produto(s) entregue(s) no final do módulo pelos Professores do Módulo.

 

Como mencionado anteriormente, o EngIDD!s utiliza as metodologias ativas de ABP e de ABPj. Assim, a composição da nota final no módulo leva em conta o preenchimento dos formulários das metodologias ativas de ABP e ABPj. Dessa forma, a nota final em cada um dos 9 (nove) módulos, devidamente distribuídos nos Eixos Comum, Eixo 1, Eixo 2, Eixo 3 e Eixo Formação de Mediadores, é mostrada no Gráfico a seguir, totalizando 100% (cem por cento).

 

 

gráfico-avaliação-curso-mba-EI-DD

 

 

J. Professores

 

 

Alessandra Feijó Marcondes

Currículo Lattes

Getúlio Antero de Deus Júnior

Currículo Lattes

Leonardo Guerra de Rezende Guedes

Currículo Lattes

Marcelo Stehling de Castro

Currículo Lattes

Marcos Lemos Afonso

Currículo Lattes

Marilza Vanessa Rosa Suanno

Currículo Lattes

Rodrigo Pinto Lemos

Currículo Lattes

Tatiana Silva Dunajew Lemos Afonso

Currículo Lattes

 

Como mencionado anteriormente, o EngIDD!s utiliza as metodologias ativas de ABP e de ABPj. Assim, a composição da nota final no módulo leva em conta o preenchimento dos formulários das metodologias ativas de ABP e ABPj. Dessa forma, a nota final em cada um dos 9 (nove) módulos, devidamente distribuídos nos Eixos Comum, Eixo 1, Eixo 2, Eixo 3 e Eixo Formação de Mediadores, é mostrada no Gráfico a seguir, totalizando 100% (cem por cento).

 

L. Investimento

 

O EngIDD!s é gratuito, sem cobranças de matrículas e mensalidades. 

 

M. Coordenadoria do Curso

 

Coordenador: Prof. Dr. Getúlio Antero de Deus Júnior

Vice-Coordenador: Prof. Dr. Marcos Lemos Afonso

Coordenadora da Secretaria: Alessandra de Souza Nascimento de Oliveira

Vice-Coordenadora da Secretaria: Rejane Campos Azevedo Hanada

+55 62 3209-6070

+55 62 3209-6079

E-mail: nipee.engviva@ufg.br

URL: https://engenhariaviva.ufg.br/

 

N. Gestão do Curso

 

Os Cursos de Especialização Lato Sensu da UFG são regulamentos pela Resolução CEPEC n. 1952, de 8 de agosto de 2025.

 

Panfleto do Curso

Catálogo do Curso

Edital: Processo Seletivo n. 2/2025

Resolução do Curso

Resolução CEPEC n. 1952, de 8 de agosto de 2025