Apresentação

O Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa, Ensino e Extensão Engenharia Viva (NIPEE EngVIVA) tem como principal objetivo integrar e promover esforços na área da ciência, da engenharia, da tecnologia, da educação, da cultura e das artes em benefício da vida e do desenvolvimento humano.

 

Os objetivos específicos do NIPEE EngVIVA são:

 

1. Estabelecer parcerias e colaboração entre a universidade e a sociedade.

2. Construir competências de forma integrada com a comunidade científica e a sociedade.

3. Promover o desenvolvimento pessoal e coletivo.

4. Integrar a rede de promoção de valorização da vida no Brasil e no exterior.

5. Envolver professores(as), técnicos(as) administrativos(as) e estudantes de unidades acadêmicas ou unidades especiais da UFG, incluindo a participação de técnicos administrativos de órgãos da UFG.

6. Trabalhar de forma 100% remota, preferencialmente.

7. Fazer uso da infraestrutura física já existente na UFG, quando necessário.

8. Executar e manter o Programa de Extensão NIPEE EngVIVA & Conexões de Saberes, com envolvimento de pelo menos três unidades acadêmicas.

9. Elaborar os planos de trabalho dos(as) docentes e dos(as) servidores(as) da UFG.

10. Promover eventos científicos, técnicos, artísticos e culturais.

11. Publicar artigos, livros, vídeos, sites e outros.

12. Incentivar registros na área da Propriedade Intelectual.

13. Conceber, desenvolver, implementar e operacionalizar o Prêmio Futuro da Vida.

14. Criar um Curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Especialização e/ou de MBA, na modalidade de Ensino a Distância (EaD).

15. Propor a criação de um Programa de Pesquisa e de Pós-Graduação Sctrito Sensu (mestrado multidisciplinar).

 

As ações do NIPEE EngVIVA são impulsionadas por princípios do engajamento dos seus integrantes e da comunidade, enfatizando a importância de estabelecer parcerias e colaboração entre a universidade e a sociedade.

 

Dessa forma, as interações sociais, a construção do conhecimento, o aprendizado coletivo, a transformação da ciência, da educação, da tecnologia e da engenharia, a inovação inter-poli-transdisciplinar com outras áreas do conhecimento, e a valorização da vida, são imprescindíveis.

 

Sendo assim, a figura a seguir apresenta os princípios do NIPEE EngVIVA e de sua comunidade:

 

figura-1-princípios-do-nipee-engviva

 

Em síntese, os objetivos específicos propostos pelo NIPEE EngVIVA e as justificativas dos seus princípios estão alinhadas com o objetivo principal do núcleo: “integrar e promover esforços na área da ciência, da engenharia, da tecnologia, da educação, da cultura e das artes em benefício da vida e do desenvolvimento humano”.

 

Dessa forma, espera-se que as ações do NIPEE EngVIVA possam fortalecer os vínculos entre a universidade e a sociedade no Brasil e no exterior, além de potencializar e direcionar os esforços em benefício da vida, contribuindo para um mundo melhor, muito embora, o risco de sobrevivência da humanidade possa ter grandezas diferentes, dependendo da pesquisa tomada como base. É fundamental ampliar todos os esforços para compreender os impactos na sociedade, na humanidade, na educação e na engenharia.

 

O NIPEE EngVIVA conta com 7 (sete) professores(a) e 3 (três) técnicas administrativas da Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação (EMC/UFG), 2 (dois) professores a Escola de Engenharia Civil e Ambiental (EECA/UFG), uma professora da Faculdade de Educação (FE/UFG), um professor, uma professora e um técnico administrativo da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT/UFG), e uma técnica administrativa da Pró-Reitoria de Assuntos Educacionais (PRAE/UFG).

 

A Resolução Consuni n. 85, de 30 de julho de 2021, Institui os Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa, Ensino e Extensão (NIPEE) da Universidade Federal de Goiás e o Comitê Gestor ao qual se vinculam (CG-NIPPE) (Universidade Federal de Goiás, 2021).

 

Assim, o NIPEE EngVIVA conta com a participação de todos(as) os(as) professores(as) e técnicos(as) administrativos(as), além duas representações estudantis, conforme o Art. 9 da Resolução Consuni n. 85, de 30 de julho de 2021: “O NIPEE terá um Conselho Coordenador como instância máxima deliberativa e recursal no seu âmbito, sendo formado pela totalidade dos servidores efetivos da UFG que o integram e pela representação estudantil em número correspondente a 15% (quinze por cento), desprezada a fração, dos membros anteriormente nominados.”.

 

O NIPEE EngVIVA conta com a  parceria do Programa Integrado de Apoio à Formação Doutoral, amplamente conhecido por Programa UFG Doutoral (Programa Integrado de Apoio à Formação Doutoral, 2024), e a participação de uma professora no Acordo Multilateral UFG RIEC (Rede Internacional de Escolas Criativas), e que envolve 17 (dezessete) instituições de diferente países.

 

Conforme mostra a figura a seguir, os dois importantes parceiros para o desenvolvimento dos projetos do NIPEE EngVIVA são: (a) o Programa UFG Doutoral; e (b) o Acordo Multilateral UFG RIEC (Rede Internacional de Escolas Criativas).

 

figura-2-a-parceiros-do-nipee-engviva

figura-2-b-parceiros-do-nipee-engviva

No momento de concepção do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa, Ensino e Extensão Engenharia Viva (NIPEE EngVIVA) não há recursos materiais disponíveis alocados ao projeto.

 

Assim, espera-se que os integrantes do NIPEE EngVIVA façam uso de seus recursos materiais próprios. E quando necessário, a infraestrutura física já existente na EMC e na UFG poderá ser requisitada pelo Coordenador do NIPEE EngVIVA, e utilizada pelos participantes do projeto.